"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"TROMBOSE"

O bloqueio parcial ou total de uma artéria ou veia, ou mesmo do coração, pode ocorrer quando um coágulo sanguíneo (trombo) se forma em decorrência de um problema circulatório.

A trombose tem maior probabilidade de ocorrer onde se rompe a suavidade normal do fluxo sanguíneo, que diminui de velocidade ou se torna turbulento. Esta ruptura pode ser causada por placas de tecidos ateromatoso gorduroso nas paredes de uma artéria ou por inflamação do vaso sanguíneo. O coágulo finalmente estreita ou bloqueia a passagem do sangue, privando de oxigênio e nutrientes os tecidos diante dele. Os efeitos dependem do local da trombose.

Formação do Trombo
Trombose pode ocorrer em artéias e veias, mais comumente acontece num local de aterosclerose numa parede arterial, o que perturba o fluxo sanguíneo.
                                                                                 LESÃO INTERNA
Quando o revestimento de uma artéria é lesado por placa, as plaquetas presentes se agrupam, aderem á parede e liberam substâncias químicas que iniciam o processo de coagulação.

FORMAÇÃO DE COÁGULO
As substâncias químicas ajudam a converter fibrinogênio em cadeias insolúveis de fibrina. Estas aprisionam plaquetas e outras células do sangue, aumentando a formação de coágulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário