"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DIABETES

    A diabetes é uma doença crônica devido o aumento de glicose (açúcar) no sangue,   transformando toda essa glicose, quando aumentada, em hiperglicemia.


  Os riscos de se tornar diabéticos, são: Pessoas com familiares que tem diabetes,  obesos, sedentários, com a tensão arterial alta, com nível elevado de colesterol no sangue, recém-nascidos com o peso igual ou acima de 4 kg, mulheres que não são acompanhadas pelos médicos no seu período gestacional, doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Tipos de Diabetes e Seus Sintomas
   
   O sintoma mais comuns é alto nível de glicemia no sangue. Podendo também ser encontrada em crianças ou em jovens, que são vista com mais evidencia. Já nos adultos, não se manifestam com clareza.
   Nas crianças ou em jovens - é mais comum aparecer a do tipo 1, aparece de maneira súbita, sendo que os sintomas são muito nítidos.
           - Vontade de urinar muito;
           - Muita sede;
           - Emagrecer com rapidez;
           - Dores de cabeça com frequêcias, seguidas de náuseas e vômitos.
      Nos adultos - a mais comum é a do tipo 2, manifestada de maneira silenciosa
  • Diabetes Gestacional- Podendo acontecer em mulheres que já tenha diabetes e engravida. A diabetes gestacional, ocorre uma alteração das taxas de açúcar no sangue  detectada ainda pela 1ª vez na gravidez, pode ou não persistir após o parto.
  • Diabetes Tipo 1- Caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Podendo haver um engano, poise o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune, ocorrendo alterações que também há em outras doenças. A diabetes do tipo 1, ela acontece quando o organismos deixa de produzir insulina. Seu sintomas mais comuns são:
     - Sede constante;
     - Fome com frequência;
     - Fraqueza;
     - Urinar diversas vezes ao dia;
     - Nervosismo.
  • Diabetes Tipo 2- Possui fator hereditário maior do que no tipo 1. Havendo uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. A diabetes do tipo 2, continua a produzr insulina no pâncreas. Mas sua deficiência encontra-se na falta de absorção das células musculares e adiposas, que por sua vez não consegue metabolizar a glicose da corrente sanguínea. Seus sintomas são:
     
    - Vista embaçada;
     
    - Formigamento nos pés;
     
    - Dificuldade na cicatrização de feridas.
  • Outros Tipos de Diabetes-Quando há aumento de funções nas células endócrinas, inflamações no pâncreas, poliendocrinopatias auto-imunes, desnutrição, Insulinopatias. 
.Prevenções e Tratamentos


       Prevenção seria, optar por uma vida mais saudáveis. Praticar atividades físicas, evitando o sedentarismos. Alimentação adequada, incorporando alimentos ricos em fibras, frutas verduras, leite e seu derivados. Evitar grande quantidade de açúcar. 
      Tratamento seria, para o tipo 1: manter o açúcar no sangue o mais próximo possível dos valores considerados nomais. Lembrando sempre que deve ser acompanhado pelo médico, onde ele irá passar uma dieta alimentar adequada, práticar exercício físico e o uso da insulina.
Havendo sempre o uso da insulina (hormonal hipoglicemiante segregada pelas células beta dos ilhéus de Langerhans do pâncreas), sendo aplicada injecção na gordura por baixo da pele (subcutânea), ou seja, podendo ser aplicada na região abdominal, nas coxas, nos braços e nas nádegas. Deve proceder-se à rotação dos locais onde se administra a injecção, de forma a evitar a formação de nódulos, porque estes podem interferir na absorção da insulina.
      Para o tipo 2, o tratamento é semelhante, mas devido à menor perigosidade da doença, na maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que se faça exercício físico diário  com a ajuda de outros medicamentos específicos (que não a insulina), a diabetes consiga ser perfeitamente controlada pelo doente e pelo médico.
      Os medicamentos usados no tratamento de diabetes tipo 2 são comprimidos que actuam no pâncreas, estimulando a produção de insulina.
     Seguindo uma alimentação correta, praticando atividades físicas diariamente, respeitando os horários dos medicamentos (comprimidos), o paciente garante a diminuição do risco de tromboses e ataques cardíacos; a prevenção de doenças nos olhos e nos rins e da má circulação nas pernas e nos pés, factor que diminui significativamente o risco de amputações futuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário