"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Câncer COLO-RETAL

O câncer do colo, do reto ou de ambos é um dos cânceres mais comuns nos países industrializados, os fatores de risco incluem histórico familiar e envelhecimento.

Uma neoplasia(tumor) maligna que se localiza no cólon e/ou no reto. Pode surgir como massa ulcerada, polipóide, infiltrativa ou estenosante. Pode estender-se por todas as camadas da parede do órgão e infiltrar estruturas ou órgãos vizinhos, bem como apresentar metástase a distância(principalmente para o fígado e pulmões), por via linfática ou hematogênica. Mais frequente em indivíduos acima dos 50 anos de idade, com incidência máxima na sétima década da vida.
Dieta rica em gorduras e pobre em fibras, excesso de álcool, falta de exercício e obesidade aumentam a probabilidade desse câncer. Assintomático na fase inicial. Os sintomas são alteração da frequência de defecação e da consistência das fezes, dor abdominal, perda de apetite, sangue nas fezes e sensação de esvaziamneto apenas parcial do intestino.
O câncer colo-retal pode ser detectado  por programas de triagem, incluindo exames de sangue nas fezes e colonoscopia. Se  detectado e tratado cedo, as chances de sobrevida de 5 anos ou mais são altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário