"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ANGINA


DORES NO PEITO QUE APARECEM COM O ESFORÇO E SÃO ALIVIADAS POR REPOUSO, PODE SER UM SINAL DE QUE A MUSCULATURA CARDÍACA NÃO ESTÁ RECEBENDO SUPRIMENTO SANGUÍNEO ADEQUADO.

A angina é causada por um suprimento sanguíneo inadequado à musculatura cardíaca devido ao estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração decorrente da aterosclerose (formação de ateromas,ou seja, placas lipídicas ou de tecido fibroso dentro dos vasos). Assim, a limitação da irrigação sanguínea provoca a deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor ocorre frequentemente de forma intermitente quando a carga de trabalho do coração aumenta, por exemplo, durante uma atividade física, desaparecendo com o repouso. É uma dor que pode alastrar-se para a garganta e irradiar-se pela mandíbula e membros superiores, especialmente do lado esquerdo.
A dor geralmente cede dentro de 10-15 minutos. Pode ser agravada pelo estrese emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.
Há três tipos de angina:
* Angina estável: surge frequentemente com um padrão regular de característica, a intensidade, o caráter e a frequência dos episódios pode ser prevista. Aumenta a probabilidade de ataque cardíaco.
* Angina instável: perde a característica de causa e efeito da angina estável e assume uma ampla gama de episódios de precordialgia que constitui absoluta instabilidade sintomática, com larga sinomínia. É um sinal de que ataque cardíaco pode ocorrer logo. Diferente da angina estável, a instável não segue um padrão.
A angina instável possui um início recente(<2meses) de angina grave e pode surgir alguns dias após um ataque cardíaco, sem que ocorra nova elevação das enzimas cardíacas. Ela exige um tratamento pelo internamento em uma unidade com monitoramento do eletrocardiograma.Além disto, ministram-se anticoagulantes: heparina IV por 3-5 dias juntamente com ácido acetilsalicílico. * Angina variante(Prinzmetal): deve-se ao espasmo de uma artéria coronária. O espasmo estreita a artéria coronária e diminui o fluxo de sangue para o coração, com frequência o vasoespasmo está associado a lesão arteriosclerótica próxima ao local do espasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário