"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

LOMBALGIA

  

   O que é lombalgia?

   São dores e dolorimentos sentidos na região lombar: aquela região das costas situada acima das nádegas e que ocupa aproximadamente o terço final da coluna vertebral.
   O que dói?
   Quase qualquer tipo de tecido vivo ou estrutura das costas, pode contribuir o seu quinhão para a percepção da dor pelo indivíduo. Ossos, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e raízes nervosas são normamente sensíveis à dor e podem ser fontes geradoras. As herniações e roturas discais também podem levar à dor; porém, há estudos que mostram que estas situações existem também em pessoas que não se queixam de dores lombares. Um desabamento vertebral causa dor. É visto em pacientes idosos e osteoporóticos, que sofreram traumas leves (porém, intensos o suficiente para quebrar uma coluna enfraquecida)
   Quem tem lombalgia?
   Dores lombares ou lombalgia é um problema médico extremamente comum e benigno na maioria das vezes.
   A possibilidade de uma pessoa vir a sofrer de pelo menos um episódio incapacitante de lombalgia é de cerca de 90%. Ou seja, é muito provável que alguém, durante algum momento de sua vida, venha a passar por isto.
  A possibilidade de uma pessoa vir a sofrer de lombalgias durante o ano civil é de cerca de 20%.

Fisioterapia: Fisioterapia: Pode ser indicada, se realizada por um fisioterapeuta treinado. Ele pode orientar o paciente a seguir um programa de exercícios personalizado, que leva em consideração o estado e as necessidades específicas de cada paciente. O fisioterapeuta também pode orientar a respeito da mecânica corporal e das técnicas de alívio de tensão. Há uma série de técnicas fisioterápicas que ajudam a reduzir a dor e o espasmo: Calor, gelo, massagem, ultrassom e eletroestimulação. O programa fisioterápico é incremental.

fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4416

Nenhum comentário:

Postar um comentário