O que é lombalgia?
São dores e dolorimentos sentidos na região lombar: aquela região das costas situada acima das nádegas e que ocupa aproximadamente o terço final da coluna vertebral.
O que dói?
Quase qualquer tipo de tecido vivo ou estrutura das costas, pode contribuir o seu quinhão para a percepção da dor pelo indivíduo. Ossos, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e raízes nervosas são normamente sensíveis à dor e podem ser fontes geradoras. As herniações e roturas discais também podem levar à dor; porém, há estudos que mostram que estas situações existem também em pessoas que não se queixam de dores lombares. Um desabamento vertebral causa dor. É visto em pacientes idosos e osteoporóticos, que sofreram traumas leves (porém, intensos o suficiente para quebrar uma coluna enfraquecida)
Quem tem lombalgia?
Dores lombares ou lombalgia é um problema médico extremamente comum e benigno na maioria das vezes.
A possibilidade de uma pessoa vir a sofrer de pelo menos um episódio incapacitante de lombalgia é de cerca de 90%. Ou seja, é muito provável que alguém, durante algum momento de sua vida, venha a passar por isto.
A possibilidade de uma pessoa vir a sofrer de lombalgias durante o ano civil é de cerca de 20%.
Fisioterapia: Fisioterapia: Pode ser indicada, se realizada por um fisioterapeuta treinado. Ele pode orientar o paciente a seguir um programa de exercícios personalizado, que leva em consideração o estado e as necessidades específicas de cada paciente. O fisioterapeuta também pode orientar a respeito da mecânica corporal e das técnicas de alívio de tensão. Há uma série de técnicas fisioterápicas que ajudam a reduzir a dor e o espasmo: Calor, gelo, massagem, ultrassom e eletroestimulação. O programa fisioterápico é incremental.
fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4416
Nenhum comentário:
Postar um comentário