"Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias." (Cora Coralina)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O stress ajuda a desenvolver câncer

Um estudo feito por cientistas da universidade americana de Yale publicado pela revista Nature, revela que o stress ao decorrer dos anos pode se tornar um pequeno passo para o desenvolvimento de tumores. Segundo esses cientistas, qualquer tipo de trauma – emocional ou físico – pode agir como uma via de comunicação para mutações cancerígenas espalhadas pelo corpo, e Juntas, elas podem produzir um coquetel fatal.


Durante o estudo, eles observaram as moscas de frutas e notaram que sob stress, essas mutações cancerígenas produziam tumores mesmo espalhadas por diferentes células da mosca. Segundo os coordenadores do estudo, isso acontece porque o stress promove um “encontro” dessas células.

Assim, os cientistas alertam que ponto forte é o fato de ser muito mais fácil para um tecido acumular mutações em diferentes células do que em uma só, nesse caso o stress pode ser muito perigoso. . "Diversos sintomas podem sinalizar stress – cansaço físico e emocional, infecções, inflamações. Reduzir ou evitar o stress é sempre um bom conselho", afirmou o professor Tian Xu, um dos responsáveis pelo estudo.

As células malignas têm a capacidade de se deslocar do seu lugar de origem e se espalhar (“disseminar”) pelo resto do corpo. Após um determinado estágio de desenvolvimento do tumor, conseguem produzir substâncias que dissolvem o tecido ao redor do local onde se originaram, permitindo que consigam crescer localmente com certa facilidade. Num estágio posterior, estas células conseguem atrair para sua área de crescimento pequenas veias, que vão ser responsáveis por trazer nutrientes e oxigênio para que as células tumorais possam se desenvolver.

Numa fase ainda mais posterior, as células tumorais conseguem entrar em pequenas veias ao redor do tumor ou de pequenos canalículos (“vasos linfáticos”) que permeiam todos os nossos tecidos.

Por isso quando tiverem com perda de peso, tosse, falta de ar, principalmente em fumantes crônicos, sangue nas fezes, sangramento fácil (na gengiva, nariz e mancha roxa na pele), nódulo ou espessamento no seio, é sempre bom ir no médico, pois há varias doenças envolvidas em cada sintoma.

E em caso de tratamento pode ser por meio de cirurgias, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, terapias-alvo.

Fontes: revista veja, revista nature.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ciúmes e Doença Mental

Na prática clínica, o primeiro ponto importante quando está diante de um indivíduo com preocupações de ciúmes seria avaliar a racionalidade ou nao dessas preocupações, assim como o grau de limitação ou prejuízo que acarretam. A seguir deve-se buscar um entendimento psicoatológico do sintoma, diferenciar se o fenômeno se trata de uma ideia obsessiva, prevalente ou delirante. Nesse sentido, é fundamental avaliar o grau de crítica do indivíduo em relação as preocupações. O terceiro aspecto seria a busca de diagnóstico responsável pelo sintoma, o qual pode tratar de uma obsessão, idéia provalente e ect. Nunca é tarde demais para ressaltar que, da mesma forma que a ocorrência de delírios nao implica em nenhum diagnóstico. O ciúme patológico pode coincidir com qualquer diagnóstico psiquiátrico. Entre pacientes internados os delírios de ciúmes foram encontrados em 1,1% deles. As prevalências foram 7% distúrbios paranóide, 6,7% psicose alcóolica e 5,6% em esquizofrenia. Em pacientes ambulatoriais o ciúme patológico relaciona em grande parte os quadros depressivos, ansiosos e obsessivos.

Cochilar contribui para o aprendizado!!!

Agora você pode tirar aquele cochilo depois do almoço sem culpa!!
  Um pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, mostrou que  uma hora de cochilo de dia pode restaurar e até ampliar os processos cognitivos, levando a aprendizagem para além de onde estava antes.
Por outro lado, quanto mais horas você permanece acordado, mais preguiçoso fica seu cérebro. Veja como o sono é importante, ficar uma noite sem dormir diminui a sua capacidade em armazenar novas informações em aproximadamente 40%. Quando dormimos liberamos espaço para novas informações, limpando a memória de curto prazo.
Matthew Walker, um dos autores da pesquisa, se refiriu bem: " É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens". Ele ainda afirmou que: " O sono não apenas corrigi os prejuízos decorrentes de longos períodos de privação de sono, mas em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca."
Segundo os pesquisadores, essem processo de atualização das informações ocorre na fase 2 do sono não REM ("movimentos circulares rápidos") que se encontra entre o sono profundo (não REM) e o momento em que estamos sonhando.

Fonte: Revista Superinteressante

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Noções essenciais de patologia

osLesão e morte celular




          A Lesão celular é caracterizada pelo processo em que a célula é exposta a um estresse, ou seja, a uma força ou situação em que tal esforço é maior que o seu potencial de adaptação, podendo assim chegar a duas conseqüências, são elas:


  •           Lesão celular reversível – A célula sofre um dano (estiramento) no qual pode perder parte de suas funções e sofrer danos morfológicos, porem se antes de uma progressão avançada, for retirado (anulado) o agente nocivo ou agressor, esta poderá se recuperar.


  •          Lesão celular irreversível: é o estagio avançado ou Maximo da lesão celular, onde o processo de morte celular se torna inevitável.


        A morte celular pode acontecer de duas formas, necrose ou apoptose.


  •         Necrose seria sempre um estagio patológico da morte celular, ou melhor, acontece por/com interferência do meio, quer seja por lesão celular irreversível ou por uma patologia adquirida.


  •       Apoptose caracteriza-se por um defeito genético das células onde são automaticamente destruídas pelo próprio organismo e então descartadas do corpo humano.

FURÚNCULO



O furúnculo é uma infecção estafilocócica aguda do folículo piloso e da glândula sebácia anexa, resultando em uma acumulação localizada de pus e tecido morto. Pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, exceto palma das mãos e planta dos pés, frequentemente limita-se a regiões pilosas do corpo e sujeitas à fricção e transpiração excessiva, como a região do pescoço, axilas, nádegas e parte anterior das coxas. Acontece mais em homens do que mulheres, principalmente na puberdade, sendo raro em crianças pequenas, a não ser na vigência de imunodeficiência. A bactéria penetra no folículo piloso e causa inicialmente uma infecção superficial na pele resultando em uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Quando há o rompimento e eliminação do pus, a dor desaparece e há cicatrização deixando uma marca escura no local.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

 

QUEM JÁ NÃO TEVE AQUELA DORZINHA CHATA DE UMA CÃIBRA?

É um distúrbio muscular decorrente de contração espasmódica de um grupo de unidades motoras. Ocorre em qualquer região, sendo comuns nas panturrilhas e nos pés, mais frequentes à noite.  Quando intensas, podem acompanhar de lesão muscular, com elevação da creatinaquinase. Vários fatores podem estar relacionados, como esforços realizados em ambientes quentes, atividade física intensa, principalmente sem condicionamento físico adequado, distúrbios eletrolíticos(hipocalemia, hiponatremia, hipomagnesemia), deficiência de potássio,diabetes, gravidez, etc.

Endometriose x Dor e Infertilidade

A endometriose é uma condição clínica que afeta em torno de 7 %, muitas mulheres no período reprodutivo, sendo assintomática em 20% dos casos. É caracterizada pela presença de endométrio fora do útero ou internamente, dentro do miométrio, ou seja, pequenas porções da mucosa uterina ligam-se  a outros órgãos vizinhos, tais como os ovários, paredes do intestino e da bexiga, trompas e ureter.
As células endometriais, ao atingirem o peritônio, são logo removidas por complexos mecanismos imunológicos envolvendo principalmente os macrófagos. Por defeito na fagocitose, os macrófagos deixam de fagocitar as células endometriais, permitindo a implantação. Essas porções do tecido endometrial respondem às mudanças hormonais e sangram durante a menstruação. Uma vez que o sangue não consegue deixar o corpo pela vagina, sua saída natural, ele irrita os tecidos vizinhos, causando dor debilitante, e eventualmente formando cicatrizes, além de ciclos menstruais intensos, e em casos severos pode levar a infertilidade.
Frequentemente, o estágio da doença não se relaciona com os sintomas(pacientes com endometriose grave podem não apresentar sintomas, outras, com endometriose leve a moderada, apresentam dor intensa). Podem apresentar sintomas como, dismenorréia(cólica menstrual), infertilidade, dor cíclica na parede abdominal, dor pélvica, nódulos azulados na vulva, vagina, colo do útero, entre outros.
Quanto ao tratamento, depende de uma abordagem do médico com a paciente, pois atualmente não há cura para a endometriose, no entanto para o alívio da dor e dos sintomas, pode-se recorrer a cirurgia que só é feita em centros especializados e de acordo com o perfil clínico de cada paciente.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ENVELHECIMENTO CELULAR






Para muitas pessoas o fato de envelhecer acaba sendo um tormento, principalmente quando há o surgimento das indesejadas ruguinhas. A pele apresenta um dos sinais mais visíveis de envelhecimento. O fato é que todas as criaturas vivas têm uma duração de vida e correm o pleno risco de passar por modificações físicas e psicológicas. Para alguns, esse processo pode ocorrer mais rápido do que para outros, sendo os sinais mais evidentes com o passar do tempo. Embora algumas pessoas vivam muito mais que outras, há uma diminuição das atividades fisiológicas do cérebro(decréscimos na velocidade de condução nervosa), dos músculos, das articulações e outros órgãos.Fatores genéticos,o modo de vida e o meio ambiente são os principais contribuintes para a duração ou redução geral da vitalidade humana.

DETERIORAÇÃO CELULAR
O organismo responde ativamente aos estímulos do meio tendo que adaptar-se rapidamente as novas circunstâncias.
As células,componentes básicos da construção de todos os tecidos, sofrem mudanças na medida em que as pessoas envelhecem. O sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio, ocorrendo o envelhecimento da codificação do DNA, deterioração progressiva na síntese de proteínas e de outras macromoléculas, além da ação acumulativa de radicais livres.
O tecido conjuntivo fica cada vez mais rígido,tornando os órgãos, os vasos sanguíneos e as vias aéreas mais endurecidos, de forma a não funcionarem tão eficientemente. As membranas celulares sofrem mudanças, a ponto de os tecidos terem mais dificuldade em receber oxigênio e nutrientes, em eliminar dióxido de carbono e resíduos, causando um acúmulo de pigmentos e substâncias gordurosas no interior das células.
A velocidade de deterioração celular de uma pessoa e portanto, quanto ela viverá, é um equilíbrio entre a velocidade que os erros acpontecem com as células e a eficiência com que o corpo trabalha para impedir o estabelecimento desses danos. Portanto, o envelhecimento é definido como um processo degenerativo, progressivo e irreversível, característico da maioria dos sistemas e que, por ser progressivo, há uma grande probabilidade de morte, seja de uma célula, um tecido, um órgão ou mesmo de um indivíduo.

ANGINA


DORES NO PEITO QUE APARECEM COM O ESFORÇO E SÃO ALIVIADAS POR REPOUSO, PODE SER UM SINAL DE QUE A MUSCULATURA CARDÍACA NÃO ESTÁ RECEBENDO SUPRIMENTO SANGUÍNEO ADEQUADO.

A angina é causada por um suprimento sanguíneo inadequado à musculatura cardíaca devido ao estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração decorrente da aterosclerose (formação de ateromas,ou seja, placas lipídicas ou de tecido fibroso dentro dos vasos). Assim, a limitação da irrigação sanguínea provoca a deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor ocorre frequentemente de forma intermitente quando a carga de trabalho do coração aumenta, por exemplo, durante uma atividade física, desaparecendo com o repouso. É uma dor que pode alastrar-se para a garganta e irradiar-se pela mandíbula e membros superiores, especialmente do lado esquerdo.
A dor geralmente cede dentro de 10-15 minutos. Pode ser agravada pelo estrese emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.
Há três tipos de angina:
* Angina estável: surge frequentemente com um padrão regular de característica, a intensidade, o caráter e a frequência dos episódios pode ser prevista. Aumenta a probabilidade de ataque cardíaco.
* Angina instável: perde a característica de causa e efeito da angina estável e assume uma ampla gama de episódios de precordialgia que constitui absoluta instabilidade sintomática, com larga sinomínia. É um sinal de que ataque cardíaco pode ocorrer logo. Diferente da angina estável, a instável não segue um padrão.
A angina instável possui um início recente(<2meses) de angina grave e pode surgir alguns dias após um ataque cardíaco, sem que ocorra nova elevação das enzimas cardíacas. Ela exige um tratamento pelo internamento em uma unidade com monitoramento do eletrocardiograma.Além disto, ministram-se anticoagulantes: heparina IV por 3-5 dias juntamente com ácido acetilsalicílico. * Angina variante(Prinzmetal): deve-se ao espasmo de uma artéria coronária. O espasmo estreita a artéria coronária e diminui o fluxo de sangue para o coração, com frequência o vasoespasmo está associado a lesão arteriosclerótica próxima ao local do espasmo.